14 de jul. de 2007

O AMOR CURA

O amor cura



Com uma lista de benefícios à mão, médicos pregam equilíbrio da vida afetiva e prescrevem o amor como forma de prevenir doenças
Por Maria da Luz Miranda

Se ainda não está no receituário, falta pouco.
O afeto já entra na conversa entre médicos e pacientes com o forte apelo de que para manter a saúde, prevenir doenças e fortalecer o sistema imunológico, precisamos de amor.
É hora de prestar mais atenção e esticar a conversa com o cardiologista.

Os especialistas já não têm dúvidas: o amor previne e cura, e o corpo agradece o cuidado.
"Pessoas que estão de bem com a vida estão menos propensas a infecções, respondem melhor a tratamentos, têm melhor postura diante de problemas de saúde mesmo os corriqueiros , são mais otimistas", ressalta o clínico geral Gustavo Paiva.

Os benefícios do amor, inclusive para o coração, são comprovados cientificamente.
"Pessoas com um bom relacionamento social, que tem um parceiro(a), não vivem sozinhas, tem menos chance de adoecer", reforça o cardiologista Daniel França Vasconcelos.

"É difícil amar alguém sem estar de bem consigo mesmo.
E essa é uma prova de que o lado emocional está bem resolvido, o que já é um grande passo para o equilíbrio imunológico", diz Gustavo Paiva.

Assim como a presença do amor faz bem, a falta dele acarreta danos.
"A depressão também é muito comum em pessoas que não trocam sentimentos positivos e vivem sozinhas.
Já o amor não correspondido, por exemplo, pode trazer grandes tristezas, mágoas, rancores e prejudicar a saúde, causando, futuramente, um câncer ou problemas cardíacos", afirma o cardiologista.
Contra as dores do amor não há remédio, por isso, o ideal é aproveitar o lado positivo do sentimento.
"O importante é ser feliz e saber usufruir o aspecto positivo do amor no sentido pleno da vida", diz Daniel França.

A receita de Gustavo Paiva prega o equlíbrio.
"Cada um tem uma forma singular de lidar com sentimentos. Hoje, a correria é grande, as pessoas são levadas pela vida e isso é muito ruim.
É preciso cuidar dos vários aspectos que nos tornam humanos: o espiritual, o físico, o intelectual, o afetivo.
É preciso equilibrar todos eles para viver da melhor maneira". 

11 comentários:

  1. Obrigada pela receita Lecir!

    Tenha um ótimo domingo, cercado de amor e carinho.

    Bjks

    ResponderExcluir
  2. É muito bom que alguns médicos já estejam vendo a saúde por esse aspecto. Não sou médica, mas faço parte de um grupo de estudos, do qual também fazem parte médicos de várias especialidades, onde comprovamos que as emoções, e sobretudo os relacionamentos, influenciam a nossa saúde, negativa ou positivamente.
    Sem dúvida, uma mudança importante está ocorrendo na medicina ocidental.

    ResponderExcluir
  3. Pra vc também, amiga.
    Tudo de bom e muito amor pra vc.
    Obrigada pela visita.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Que bom!
    Nós é quem saímos lucrando com isso.
    Obrigada tb por compartilhar.

    Um ótimo fds pra vc.
    bjssss

    ResponderExcluir
  5. Oi eu amo um rapaz há 2 anos e meio, mas ele nunca correspondeu ao meu amor, mas o pior é q ele nunca falou comigo pessoalmente! nunca nos vemos e sempre pizou em mim, Nem minha amizade ele nunca qíz eu nunca vi ninguem passar poruma situação como esta, estou sempre doente e quando tenho os ataques de depressão sinto de tudo q se pode imaginar! mas ele nunca qíz me conhecer nunca! o pior é que não existe nenhum lado positivo nisso o único é minha esperança ede algum dia ele me pedir perdão e ficar comigo nem que seja por diversão. Eu já chorei tudo o q tinha pra chorar hoje em dia quando chorar por ele fico ruím passo mau! eu preciso muito de ajuda e ninguem nunca me ajuda ele precisa abrir os olhos e me pedir perdão se não ele vai acabar me matando!.

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ele nunca falou ocmigo pessoalmente porque ele me esnoba muito parece ter nojo demim..e olha que somos vizinhos ninguem acredita mas é verdade! ele é estúpido quando eu tentava falar com ele para poder dezabafar por msn essas coisas ele era estúpido comigo me ameassava e nem me deixava falar.. tenho um monte de coisas guardadas aki q eu tenho vontade de falar mas nunca posso pq ele nao deixa! hoje eu sou uma pessoa que tenho inveja das pessoas que não felizes..sendo que eu nunca havia sentido esse tipo de sentimento ruím na minha vida..mas hoje eu sinto! e o ior q ele é o [unico sentido da minha vida quando penso em dezistir mais nada tem sentido! e não consigo me interessar por mais ninguém! o amor que eu sinto por ele é um sentimento puro e verdadeiro um carinho misturado com amor vários sentimentos juntos uma coisa muito linda mesmo..pena que nunca pode ter sido demosntrada e muito menos falada para ele.. eu tenho 17 anos faço 18 esse ano e ele tem 24 e faz 25 esse ano não tem nada a ver com a idade porque ele estava á fim de uma amiga minha e ele queria ficar com ela mesmo sabendo que eu amava ele! e essa minha amiga tinha 15 anos na época que eu já gostava dele..a história é longa de mais e impressionante! beijos..

    ResponderExcluir
  7. Ele nunca falou comigo pessoalmente porque ele me esnoba muito parece ter nojo demim..e olha que somos vizinhos ninguem acredita mas é verdade! ele é estúpido quando eu tentava falar com ele para poder dezabafar por msn essas coisas ele era estúpido comigo me ameassava e nem me deixava falar.. tenho um monte de coisas guardadas aki q eu tenho vontade de falar mas nunca posso pq ele nao deixa! hoje eu sou uma pessoa que tenho inveja das pessoas que são felizes..sendo que eu nunca havia sentido esse tipo de sentimento ruím na minha vida..mas hoje eu sinto! e o ior q ele é o [unico sentido da minha vida quando penso em dezistir mais nada tem sentido! e não consigo me interessar por mais ninguém! o amor que eu sinto por ele é um sentimento puro e verdadeiro um carinho misturado com amor vários sentimentos juntos uma coisa muito linda mesmo..pena que nunca pode ter sido demosntrada e muito menos falada para ele.. eu tenho 17 anos faço 18 esse ano e ele tem 24 e faz 25 esse ano não tem nada a ver com a idade porque ele estava á fim de uma amiga minha e ele queria ficar com ela mesmo sabendo que eu amava ele! e essa minha amiga tinha 15 anos na época que eu já gostava dele..a história é longa de mais e impressionante! beijos..

    ResponderExcluir
  8. Obrigada a todos que passaram por aqui e puderam participar da leitura desse texto.

    ResponderExcluir
  9. Verdade minha amiga.
    Tudo de bom pela palavra.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Volte sempre!